Escrito por: @autopoesys-com
Existe uma tradição popular, para fazer na virada de ano, sobre como trazer sorte e prosperidade para os 12 meses do ano que se inicia.
Consiste, simplesmente, em comer 12 uvas à meia-nite do dia 31 de dezembro, representando os 12 meses do ano que se anucia. Cada uva, no caso, simboliza um desejo ou uma esperança para o mês correspondente.
Acrecidata-se que a douçura ou acidez da uva podem refletir as experiências que nos aguradam em cada período do novo ano.
Dependendo do que a pessoa quer alcançar, há formas diferentes de fazere a simpatia das uvas.
Algumas simpatias envolvem guardar as sementes das uvas em um saquinho vermelho na carteira, para atrair dinheiro, outras envolvem plantar as sementes em um vaso ou canteiro, para atrair sorte e outras ainda envolvem dar três pulinhos com o pé esquerdo, para atrair amor.
Conforme nos fala a tradição popular, esta simpatia das uvas é uma forma de expressar a fé e a gratidão pelo ano que passou, e de manifestar os sonhos e as expectativas para o ano que vem. É uma prática simples, mas acrediata -se que pode trazer muitos benefícios para quem a realiza com sinceridade e confiança.
Todavia, não sei se você acredita em simpatias de fim ou virada de ano, para outro que vai surgir. Fato é que, idepentente se acreditamos ou não, elas fazem parte de nossa cultural. Querendo ou não, a gene acaba trupicando com uma por aí, como a simpatia das uvas, nem que seja nas notícias de jornal sobre o reveillon.
Quatro simpatias poderosas
Já que simpatia é algo que não sai de moda, entra ano ou sai ano, também quero sugerir algumas poderosas. Quem as praticar, fervorosamente, conseguirá fazer do ano novo, um novo ano. Vale a pena conferir…
Porém, antes, vamos resolver uma questão necessária: o que afinal significa simpatia? (A pesar de horrível é quase inevitável a piada, a primeira coisa que pipoca na cabeça talvez seja: simpatia é dizer sim pra tia, só!?).
Simpatia, assim como quase toda palavra no português, tem vários significados, a depender do contexto. No nosso caso, é um nome dado a um ritual ou a um objeto de supertição usado para prevenir, curar um mal-estar, uma enfermidade ou alcançar algo desejado.
Podemos considera-la, portanto, como uma forma de magia popular. Uma prática simbólica que tem como objetivo atrair energias positivas para alcançar determinados objetivos ou resolver problemas específicos.
Dados os devidos esclarecimentos, vamos aos fatos, ou melhor, à nossa receita de simpatias. Quatro ao todo. Praticadas com consciência e consistência nos dão um poder tremendo: o de nos tornar protagonista da nossa transformação!
Isso por que, ao contrário das simpatias tradicionais que, pelo seu rito ao estilo de magia, parecem conferir aos santos, orixás, espíritos encantados e deuses a responsabilidade de mudar algo em nós. Estas simpatias que vou compartilhar com todos, nos torna responsáveis pelas nossas conquistas.
Não que os santos, orixás, espíritos encantados e deuses estejam ausentes; eles estão sim na nossa companhia em meio a batalhas de cada dia, como fontes de graças, provocações e inspirações. Só não fazem por nós, aquilo que nos cabe.
Mas, vamos a elas, então…
1 Um galho de arruda
A arruda, na medicina alternativa tem muitas propriedades curativas, que vão desde:
- ser usada em benzimentos, defumações e banhos para afastar energias negativas e mau olhado;
- e também no tratamento de doenças dos rins, bexigas, reumatismo, gota, cardíacas e… até inflamação nos olhos.
Para o nosso interesse a última propriedade, de curar inflamação dos olhos, basta. Mas, aí, muitos devem estar perguntando, o que tem haver purificar os olhos, na virada de ano, como simpatia para que o ano novo, seja novo?
Parece que nada, né!
Todavia, com um pouco de imaginação criativa a gente encontra alguma coisa, como por exemplo, evitar de ter que ir ao oftalmologista ao longo do ano que começa e, deste modo, economizar umas moedas com o doutor.
O que já seria razoável!
Entretanto, no nosso caso, esta simpatia tem outro efeito poderoso, o de nos dá clareza!
Pra que a gente lava, purifica os olhos se não para ver melhor?◘
Ora, para sermos capazes de espiar bem a realidade, para além do óbvio, costumeiro, mecânico e, as vezes, imposto a nós (como sendo nosso, só que não passa de uma sedução, através de gatilhos sutis, das nossas emoções e vontades).
Ou seja, para ter clareza!
É pra isso que sugerimos colocar um galho de arruda no saquinho das simpatias a fazer na virada de um ano novo. Para que lavemos nossos olhos e tenhamos clareza do que queremos, dos nossos desejos e sonhos que expandem nosso espírito.
Porque, como diriam o gato do país das maravilhas para Alice, se a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
E o problema é que, em qualquer caminho, quase sempre não chegamos a lugar nenhum (onde queremos). Vivemos a vida andando sempre pelas mesmas ruas e praças da existência, lamentando nossa “má sorte”.
Daí, se quisermos ousar experimentar nossas sensações de conquista, precisamos ter olhos limpos e sarados para enxergar o caminho que nos conduz até os horizontes dos nossos sonhos e desejos. Entendido, né?!
2 Uma cenoura
Me fala sem pensar, quando você escuta a palavra cenoura o que passa na sua cabeça?…
Aposto que, assim como acontece comigo, vem a imagem da cena de um coelho devorando o delicioso legume.
Está imagem tornou-se clássica e uma grande metáfora para o mundo corporativo: o coelho correndo atrás de uma cenoura. Sendo que nesta situação, o coelho são todos os que desejam algum sucesso nos negócios e a cenoura a meta a ser alcançada.
Não só o mundo business vale-se desta metáfora. Ela é boa para ilustrar a dinâmica da busca da prosperidade em todas as dimensões da nossa vida.
Só que, para nossa simpatia, a cenoura tem um outro significado, diríamos, mais potente: ao invés de simplesmente representar a meta a ser buscada, significa o motivo pelo qual nos entregamos ao esforço diário para alcançar a nossa meta. Da qual passamos a ter clareza, após banhar os olhos com um galho de arruda.
Em outras palavras, a cenoura no nosso saquinho de simpatias para um ano novo, novo, a ser comida pura na ceia de reveillon, diz respeito ao que nos põem em movimento, leva a agir para alcançar um sonho ou realizar um desejo; ou seja, o motivo da nossa ação.
Por que e para quem levantamos cada manhã e dizemos sim à vida, com suas surpresas e desafios? Por que e para quem devotamos nossa energia, nossa entrega e entusiasmo de cada dia?
Eis o poder da cenoura, perceber um propósito em tudo o que fazemos:
- que nos faz conectar com a energia dos nossos sentimentos e emoções genuínas, impulsonadoras dos nossos pensamentos e comportamentos em direção ao que queremos;
- que nos dá coragem para enfrentarmos e superarmos, com determinação e resiliência, os desafios do nosso caminho em direção à morada dos nossos desejos e sonhos.
É como diria Niestchze, mencionado por Vitor Frankl na estupenda obra Em busca de Sentido, quem tem um por quê é capaz de suportar todo qualquer como e, apesar de tudo, dizer sempre sim a vida.
3 Uma barra de sabão caseiro ( feito pela vovó)
A esta altura, quem me acompanha até aqui na leitura deste texto deve estar estranhando muito esta lista de simpatias aparentemente pouco simpáticas, mas poderosas.
Mas continuemos a empreitada, pois ainda faltam duas…
A terceira simpatia da lista é uma barra de sabão caseiro, de preferência aquele feito pelas nossoas avós de forma artesanal na roça. É pro primeiro banho no novo ano.
Mas, antes do banho, conforme o ritual, cada um deve fazer a seguinte pergunta:
– quais são as coisas que nos fazem pesar e torna nossa vida pesada, cansada e tediosa?
O sentido desta simpatia é trazer leveza, pro nosso corpo e a para nossa vida, para que nossa existência flua de maneira mais leve e serena possível.
Na prática, consiste a gente saber administrar as coisas que nos pesam no:
– plano fisico: para alivair aquilo que carregamos em excesso no guarda roupa, na mochila, no bolso ou até mesmo no estômago;
– plano emocional – para deixar para trás as emoçoes mais grosseiras que acumulamos no coração: mágoas, melancolias, ódios, invejas, etc;
– plano mental – para gerenciar os pensamentos e ideias fixas: de inferioridade, julgamento olheio, transferência de responsabilidades, etc., que exaurem nossa energia;
– plano espiritual – para nos curar da culpa e do ressentimento que nos aprisonam nas amardilhas do medo e da covardia.
Livres e leve, podemos, então, amar a vida. Não aquela perfeita dos nossos desejos, mas a vida que se apresenta a nós em cada dia e em cada circunstância, como diria Nieztche inspirado pelos estoicos.
5 Uma pipa para impinar ao vento
E, por fim, com olhos purifacados, propóstio estabelecido, e corpo e vida leves, a últma simpatia para que o ano novo seja novo de fato é brincar de soltar pipa. Na noite de reveillon mesmo ou na manhã do primeiro dia do ano que acabou de chegar.
Só que para empinar pipa voar é necessário o vento e, no caso desta simpática simpatia, ele é a porção mágica que a faz funcionar.
Mas, para o entendimento da nossa fala sobre simpatias de virada do ano, vamos enteder vento a partir da tradição bíblica, que significa espírito.
- Espírito que é livre (J 3,8), pois nao pode ser controlado, detido, medido e nem se pode prever sua direção.e pra onde vai, e que gera a vida;
- Espírito que é gerador de vida;
- Espirito que nos preenche com o divino amor (Rm 5,5))
Então, soltar pipa é abandonar-se ao Espírito de liberdade e que nos sustenta e conduz pela jornada da vida.
Para que ao longo de cada dia de cada novo ano que se esntender sobre nossos pés, possamos viver a vida impulsinodos pelo dom maior do Espírito, o amor. E pela doação do amor, sermos cada vez pessoas melhores, que se tonram no mundo a mudança que deseja ver acontecer nele.
Então, estas são as quatro simpatias que sugiro para o nosso ritual de busca de mudança, impulsionados pelas energias cósmicas presentes nestes momentos de transição de um ano para outo. Se não gostou ou quiser, pode acrescentar as suas também.
E se não gosta desta conversa sobre simpatias, por achar papo de supertição ou coisa aparecida, nao tem problema.
Importa é a gente viver a vida, de cada ano e cada momento, com paz, saúde, fé, amor e coragem. E o resto… a gente faz acontecer, corre atrás.
Livre,
Leve,
Voe!